História da Genética


O mundo da genética hoje vem colhendo o fruto de trabalhos científicos elaborados e pesquisados, desde o começo do século passado. Com a descoberta do DNA e sua forma estrutural conhecida,  o homem  teve uma maior intimidade com suas características, funcionalidades orgânicas  e como se transmitem os caracteres físicos bioquímicos  e comportamentos de pais para filho.

Em 1900 alguns pesquisadores de reprodução de plantas tiveram o conhecimento do trabalho de Gregor Mendel (1866), Mendel tinha trabalhado com ervilhas e descreveu os padrões da herança( Leis de Mendel)
Com a grande contribuição de Mendel, os cientistas observaram que os padrões hereditários eram comparáveis a ação dos cromossomos nas células em divisão, e aceito que os genes se  localizam nos cromossomos,  que por sua vez variam em forma, tamanhos e em geral, apresentam-se em pares nos seres humanos, são 23 pares.

Os geneticistas James Watson e Francis Compton Crick descobriam que a molécula de DNA é formada por duas cadeias que se enrolam formando uma dupla hélice. São constituídas por moléculas de fostato de carboidratos que se alteram e formados por quatro partes que se juntam aos pares:  adenina com timina e citosina com guanina.
Nas décadas de 40 e 50, confirmou-se que os ácidos nucléicos são as substancias principais de hereditariedade e que atuam na síntese de proteínas.


O Projeto Genoma

O geneticista Craig Venture, dono da empresa de pesquisas genética Ventura, completou em 2000 o sequenciamento genético de todos os genes humanos. Foram identificadas todas as bases (moléculas químicas que formam o DNA ).

Paralelamente o Projeto Genoma, que teve a participação de várias instituições de pesquisa do mundo todo, também concluiu o mapeamento genético.

0 comentários:

Postar um comentário