MEDICINA COMPLEMENTAR FITOTERAPIA 
    A fitoterapia é um método de tratamento caracterizado pela utilização de plantas medicinais, em suas diferentes preparações, sem a utilização de substâncias ativas isoladas. A fitoterapia deve ser usada sob orientação de um profissional reconhecido.
Essa técnica da medicina complementar vem crescendo cada vez mais no mundo, pois as pessoas estão procurando cada vez mais uma maneira de tratar doenças de forma eficaz, econômica e sem muitos danos ao organismo. Graças aos avanços científicos é possível através de estudos identificar os benefícios e malefícios que cada planta possui, pois como este ramo da medicina complementar é antigo e algumas das espécies tem seu poder de cura baseado no conhecimento popular, sendo fundamental saber para ciência quais seriam as possíveis contra-indicações, quantidade específica e os efeitos colaterais que causariam sendo estes a longo ou a curto-prazo utilizados no combate a doenças. Um exemplo histórico da utilização errada dessas plantas aconteceu com a divisão das Hepaticophyta, em que as plantas eram utilizadas para tratamentos de doenças relacionadas ao fígado, pois era atribuída uma grande semelhança entre o gametófito das plantas e o fígado.
 
Em 2006 foi instituída a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, por meio do Decreto nº 5.813. As ações decorrentes dessa Política constituem o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápico. Atualmente o sistema único de saúde (SUS) tem investido muito na medicina complementar, e principalmente na  fitoterapia que vem ampliando o número de fitoterápicos. Atualmente trabalha-se com 12 espécie de plantas, através da contratação de profissionais da área para atenderem na rede pública, além de, elaborar projetos relacionados à área da fitoterapia, como o Projeto Farmácia verde que tem por objetivo orientar a população sobre o uso de plantas medicinais de forma racional e correta.
Medicina complementar fitoterápica pode ser considerada como uma importante maneira de tratar certas doenças e de também tornar-se um grande meio de investimento, pois a flora brasileira contém uma grande biodiversidade que a cada ano vem crescendo de 10% a 15%, e representando cerca de 2% de média no mercado do medicamento.



0 comentários:

Postar um comentário